Semana do Pastel Alvites e da Broa de Serpins de 22 a 29 de maio de 2022

18-MAI-2022

Promovida pela Junta de Freguesia de Serpins, com a parceria das pastelarias locais, e com o apoio da Câmara Municipal da Lousã, a iniciativa visa promover alguns dos produtos gastronómicos mais tradicionais na freguesia: o Pastel Alvites e a Broa de Serpins.
Durante oito dias, as pastelarias aderentes à iniciativa vão apresentar os seus produtos, promovendo a degustação deste pastel e broa nos seus estabelecimentos, assim como ter várias surpresas para quem as visitar.
Refira-se que o Pastel Alvites relaciona-se com a história de Serpins. A ideia nasceu de fazer um pastel único, mas diferente. Sem ser com os produtos endógenos da região (como por exemplo, o mel e a castanha), por já existirem várias iguarias do género, mas um pastel bastante original com abóbora e noz. Um pastel que surge, assim para marcar a diferença, com produtos que também são cultivados nas nossas terras e que é bastante saboroso.
Já a tradicional Broa de Serpins, surgiu do desejo de fazer renascer as receitas tradicionais dos nossos antepassados. O uso das melhores farinhas, incluindo as produzidas no Moinho de Serpins, assim como o cuidado aplicado a cada fornada, fazem desta Broa um produto único, que segue constantemente para todos os cantos do país e do mundo. Uma broa que mantém as tradições que também valoriza a importância da água e do Rio Ceira para as gentes Serpinenses.


Programa:
22 a 29 de maio - Confeção de vários tipos de broa ( com carne, enchidos, bacalhau, cebola e azeite e sardinha), concurso de melhor foto e de melhor frase relacionada com o tema e promoções nas pastelarias aderentes
23 de maio, 10h – Workshop de crianças a fazer a broa– Pastelaria Sonho Doce
24 de maio, 18h30 – Tarde de Chá, Casa Cortez – mediante marcação
26 de maio, 18h30 - Celebração do Dia da Espiga/Merendas, Praia Fluvial da Sra. da Graça
Refira-se que, nos concursos, vão haver prémios para os vencedores.
  • Partilhar