Junta de Freguesia de Serpins apoia lançamento da revista “Serpins Magazine”

07-JAN-2022

A Junta de Freguesia de Serpins (JFS) irá apoiar o primeiro número da revista “Serpins Magazine”, da autoria do realizador Tiago Pereira, no âmbito do projeto desenvolvido ao longo dos últimos 11 anos, pela associação A Música Portuguesa a Gostar Dela Própria.

Este apoio da autarquia serpinense possibilita a esta associação, com a venda deste número, poder pagar as próximas edições, dando sustentabilidade a uma iniciativa inovadora na região.

Para a JFS trata-se de “um apoio à cultura, mas também de um importante momento de promoção da freguesia de Serpins por todo o país”.

A Junta de Freguesia de Serpins alia-se ao apelo lançado pelo realizador Tiago Pereira e “convida os músicos a virem gravar a Serpins, aproveitando para conhecer as maravilhas que existem neste território”.

 

Serpins Magazine lançada a 28 de janeiro

Serpins Magazine, lançada a 28 de janeiro, é a revista semestral da associação A Música Portuguesa a Gostar Dela Própria, sediada em Serpins, Lousã. A revista apresenta artigos de diversas temáticas escritos por várias pessoas em todo o território sempre com o mesmo mote, a memória colectiva, o património material e imaterial, a música e outras artes populares.

Surge como um manifesto, uma posição política de vida, estamos aqui no centro do país numa pequena vila mas não é por isso que estamos longe ou que somos pequenos, antes pelo contrário estamos abertos ao mundo e aqui também se pode ver e pensar o país todo através das gravações que o projecto tem feito pelo território e aqui à volta. Por isso convidamos músicos a virem cá gravar, mais do que querermos por Serpins no mapa, queremos muito mais por o mapa inteiro em Serpins. Em cada número da revista há um artigo sobre a Vila, neste primeiro número o Raul Simões Cortez escreve sobre a história da Casa Cortez, agora sede da Associação.

Neste número podemos também ler sobre a outra Glória do Ribatejo de que não se fala na série da Netflix, a Glória dos bordados e das cantigas e também um artigo científico escrito pelo Etnomusicólogo músico Lousanense Hélder Bruno Martins sobre a associação e o seu trabalho,  uma viagem às Tunas Rurais da Serra do Alvão e do Marão, um artigo sobre a cantadeira Transmontana Adélia Garcia falecida em 2016, escrito pelo Cristovão Machado, menções às gravações no concelho da Lousã e à música cigana e conta também com participações do geógrafo Álvaro Domingues e de Marina Guerreiro entre outros. São 80 páginas recheadas de fotografias e janelas para o mundo.

Quem quiser adquirir a revista, pode fazer a sua encomenda através do email: serpinsmagazine@gmail.com

  • Partilhar