Junta de Serpins lança petição pela reabertura da Extensão de Saúde de Serpins e por uma melhor resposta do Centro de Saúde da Lousã
26-JAN-2023
A Junta de Freguesia de Serpins vai colocar a circular, a partir de segunda-feira, dia 30 de janeiro, uma petição pela reabertura da Extensão de Saúde de Serpins e por uma melhor resposta do Centro de Saúde da Lousã.
Paulo Simões apelou “à participação ativa de todos, para que possamos atingir as 7500 assinaturas”, um objetivo da autarquia serpinense para que este assunto possa ser discutido em Plenário da Assembleia da República.
A petição poderá ser assinada nos serviços administrativos da Junta de Freguesia de Serpins (edifício dos CTT das 8h30/13h00 e das 14h30/17h00), nas instalações do Jornal A Voz de Serpins (9h00/12h30 e das 13h30/17h00) e na sede do Jornal Trevim (9h30/13h00 e das 15h00/18h00). Esta petição será também lançada online.
Para mais esclarecimentos contactar 963392828 (Paulo Simões), 911018081 (Tiago Adelino), 916851497 (Catarina Tomé) ou através de junta.serpins@sapo.pt
Documento completo:
Petição Pública Pela Extensão de Saúde de Serpins e
Pelo Centro Saúde da Lousã
O Centro de Saúde da Lousã atualmente apresenta grandes dificuldades em responder a todas as solicitações da população deste concelho e em particular, aos utentes da Freguesia de Serpins, que se vêm muitas vezes privados do acesso aos cuidados de saúde primários.
A Extensão de Saúde de Serpins encontra-se encerrada há cerca de 3 anos, aquando do inicio da pandemia Covid-19.
Foi uma medida necessária na altura, mas há muito tempo que já não se justifica na nossa opinião.
Não obstante todas as diligências, contactos formais e informais, quer da Câmara Municipal da Lousã e da Junta Freguesia de Serpins, entendemos levar por diante este abaixo assinado.
A Extensão de Saúde de Serpins servia cerca de 1800 utentes sendo na sua maioria população sénior, com mais de 65 anos.
A nossa preocupação é sobretudo com os nossos idosos que merecem envelhecer com qualidade de saúde.
Também os mais jovens, as grávidas, os recém-nascidos, todos merecem o acesso de proximidade à saúde.
Após cerca de 3 anos de interrupção do serviço de saúde é fundamental, a reabertura de atendimento à população de Serpins, por isso, exigimos uma solução urgente para garantir que a Extensão de Saúde de Serpins volte a funcionar e que o Centro Saúde da Lousã, responda às necessidades da população do Concelho da Lousã, contribuindo assim na melhoria das condições de vida bem como para o desenvolvimento da nossa região.